O que é um tendão? E o que são os tendões do manguito rotador?

O tendão é a ‘ponte’ entre o músculo e o osso, responsável pela transmissão de força dos músculos para realização dos movimentos de elevar, estender, fletir, abduzir e aduzir o ombro.

Quando o braço é levantado, são os tendões do manguito rotador que auxiliam a levantar mais e manter elevado.

O manguito rotador é um conjunto de 4 tendões que se localizam no ombro e envolvem a cabeça do úmero. Os tendões são: supraespinal, infraespinal, sub-escapular e redondo menor.

A origem da lesão dos tendões do manguito rotador?

As causas de lesões do manguito rotador são diversas, podemos dividí-las em fatores mecânicos e fatores biológicos:

Tendinites/ tendinopatias crônicas;

– Degeneração natural pelo envelhecimento;

– Problemas vasculares locais (comuns nos tabagistas);

– Fraturas e luxações no ombro;

– Influência genética.

Podemos considerar, portanto, que a lesão do manguito rotador é uma doença com muitas e diferentes causas e que se apresenta de modo diferente entre cada paciente.

Como pode se apresentar as lesões do manguito rotador?

Elas podem ser parciais (não transfixantes) ou completas (transfixantes) e podem acometer apenas uma parte do tendão, todo o tendão e mais de 1 tendão.

Elas podem ter retração pequena (< 1cm), moderada (1 a 3cm), grande (3 a 5cm) e maciça ( >5cm).

Quanto maior a lesão, a retração e a degeneração, pior é o prognóstico de recuperação da lesão após a cirurgia.

As lesões são mais comuns no tendão supraespinal, seguido do infraespinal e do subescapular.

Quais as queixas do paciente que tem lesão do manguito rotador?

O que leva o paciente a procurar o médico é a dor no ombro, principalmente à noite (ao ficar deitado), podendo estar associado a dificuldade para levantar o braço (exemplo, escovar os dentes, pentear o cabelo, trocar de roupa) e nos casos mais avançados a diminuição de força muscular.

Todos os pacientes devem receber um abrangente exame físico durante a consulta:

– Inspeção do contorno do ombro, edema, abaulamento e atrofia.

– Palpar o contorno do ombro à procura de pontos dolorosos

– Avaliar o arco de movimento do paciente e depois o arco de movimento passivo (quando médico eleva o braço do paciente);

– Realizar os testes específicos da síndrome do impacto do ombro

– Realizar os vários testes de força muscular do tendão supraespinal, infraespinal, subescapular e redondo menor.

Os exames de imagens mais utilizados para o diagnóstico são:

– Radiografia;

– Ultrasonografia;

– Ressonância magnética é o exame mais utilizado para identificação das lesões completes do manguito rotador.

– ArtroRessonância.

Como é realizado o tratamento da lesão dos tendões do manguito rotador?

Elas não terão curas ou cicatrização sem a realização da cirurgia. No entanto, é importante ressaltar que nem todas as lesões provocam dor no paciente e nem sempre tem perda de força muscular

Lesões Parciais:

Quando a lesão está nessa fase e muito comum que o paciente sinta muita dor, sendo sempre indicado o tratamento não operatório inicialmente, baseado na reabilitação, anti-inflamatórios e correção postural, laborativa e esportiva. Algumas lesões parciais podem evoluir e se romper por completo, enquanto outras podem se manter estáveis. As lesões da parte externa do tendão (bursais) estão mais propensas a romperem e são mais dolorosas. Nessas lesões, o tratamento cirúrgico mais precoce pode ser indicado.

Nas outras lesões parciais, a cirurgia é indicada quando o tratamento conservador com reabilitação, corretamente feito por 3 a 6 meses, falha, ou seja, quando o paciente mantém dor e disfunção.

Lesões completas ou transfixantes:

Quando a lesão chega nesse nível o grande problema é a tendência que a lesão tem de retrair, encurtar (se comporta com um elástico que vai se retraindo lentamente e contínuo no decorrer do tempo).

Quanto mais jovem o paciente e mais ativo nas atividades do trabalho, esporte ou no lar, maior será a probabilidade de retração em curto espaço de tempo.

Nas retrações que ficam maior que 5cm envolvendo mais de dois tendões pode-se considerar como uma lesão do manguito rotador irreparável, ou seja, mesmo com a cirurgia o tendão pode não retornar ao seu local de origem ou mesmo quando volta apresenta um risco altíssimo de re-lesão.

Atualmente há uma grande tendência a realização dessa cirurgia por via artroscópica (vídeo), no qual são realizados pequenos orifícios na pele para introdução do material cirúrgico adequado para reparo do tendão.

Quais as principais complicações da lesão dos tendões do manguito rotador?

As lesões do manguito rotador podem sofrer uma progressão de sua gravidade. As lesões pequenas (< 1cm) podem se tornar extensas (>5cm) e irreparáveis. No pior cenário, as lesões extensas podem originar uma artrose, chamada de artropatia do manguito rotador, em que há uma perda importante da função na maioria dos casos, com dor intensa. Essa é a complicação mais temida e que tem seu risco diminuído quando as lesões são reparadas mais precocemente.

Como é o Pós Operatório de Artroscopia de Ombro?

É normal o edema e certo desconforto no ombro por alguns dias após a cirurgia devido o ato durante a cirurgia de tracionar o tendão que estava retraído, regularizar o acrômio para diminuir a síndrome do impacto, cruentizar o osso da tuberosidade maior para melhor cicatrização do tendão, assim como a perfuração do osso para colocação das âncoras.

É permitido colocar bolsa térmica de gelo durante 10 minutos a cada 4 horas.

Nos pacientes que o anestesista realizou o bloqueio do plexo braquial é comum e esperado que o membro operado fique dormente, anestesiado até 24-48 horas após a cirurgia.

Mantenha o curativo limpo e seco, não é permitido passar gel, creme ou similares!!

Realize o curativo com Soro Fisiológico 0,9%, e gases, mantendo a cicatrização sempre seca até retirar os pontos. Os pontos serão retirados após 14 dias de pós-operatório e após avaliação do seu médico responsável.

É indicado permanecer em uso da tipóia 24 horas por dia, durante 4 a 6 semanas. Você pode retirar a tipóia durante o banho, no entanto, mantenha o braço ao lado do corpo. 

Evite o consumo de bebidas alcoólicas, cigarro e bebidas que contenham cafeína. Você deve comer normalmente, se não estiver sentindo náuseas.