O que é Epicondilite?

O termo epicondilite se refere a inflamação ou processo degenerativo que ocorre nos tendões do cotovelo, podendo ser medial (lado de dentro do braço) ou lateral (lado de fora do braço).
É muito comum em trabalhadores que exercem atividades de repetição ou esforços intensos, a partir dos 30 anos de idade. Também é encontrado nos atletas de tênis, squash e golfe.

Epicondilite_1

Quais os sintomas do paciente?

Geralmente inicia com uma dor leve que vai piorando com o passar do tempo, limitando o paciente a realizar pequenas atividades do dia a dia, como: abrir uma porta, escovar os dentes.

Como é feito o diagnóstico da Epicondilite?

O especialista em cirurgia do ombro e cotovelo já consegue perceber os sinais da doença durante o exame físico do paciente na consulta. Em casos de dúvida pode-se utilizar exames complementares: radiografia, ultrassonografia e ressonância magnética.

Qual o tratamento para Epicondilite?

A maioria dos pacientes melhoram com o tratamento conservador, baseado em orientações, mudanças nas atividades esportivas, mudanças nas atividades do trabalho, medicações analgésicas por via oral ou intramuscular. Além da fisioterapia e da imobilização do cotovelo, em casos especiais.
É preciso informar ao paciente que o tratamento precisa ser contínuo e pode durar até 1 ano.
Se o paciente não apresentar sinais de melhora durante o acompanhamento médico contínuo está indicado o tratamento cirúrgico.