Qual a origem e inserção do Bíceps?

A origem do músculo bíceps braquial é formada por duas porções: a cabeça curta e a cabeça longa do bíceps (CLB) que estão localizada na região do ombro, e sua inserção é única, realizada na tuberosidade do rádio (região do cotovelo).

lesao-do-biceps_1

Qual a causa e os sintomas da lesão do bíceps distal (no cotovelo)?

Geralmente a causa de lesão do bíceps distal esta associado ao trauma após segurar um peso com o cotovelo fletido ou ao tentar flexionar o cotovelo contra uma resistência elevada. No momento da lesão o paciente sentirá dor intensa no cotovelo, relacionado ao momento que ocorre a lesão do bíceps distal e, posteriormente, formará um hematoma no cotovelo.
Esta lesão é mais comum em homens com mais de 40 anos, prática musculação ou trabalhadores braçais.
Durante a consulta com especialista em cirurgia de cotovelo, o médico vai observar a presença de edema, hematoma e o ‘sinal do gancho’ negativo (não palpação do tendão no nível do cotovelo), além da assimetria da força de flexão e supinação dos cotovelos.

Como é realizado o diagnóstico?

Além do exame físico durante a consulta, o médico irá solicitar uma ressonância magnética para confirmar se ocorreu uma lesão total ou parcial do tendão.

Qual é o tratamento da lesão do bíceps distal?

O tratamento conservador está indicado para os pacientes com lesão parcial do bíceps, pacientes sedentários e pacientes com contra-indicação ao procedimento cirúrgico. Nos casos crônicos o médico deverá conversar e explicar claramente para o paciente sobre as dificuldades e complicações pós-operatória.
Nos pacientes com lesão total do bíceps, atletas ou trabalhador braçal fica indicado o tratamento cirúrgico. O método cirúrgico poderá utilizar apenas uma única incisão no cotovelo ou duas incisões cirúrgicas.