Como ocorre a fratura da clavícula?

O mecanismo de fratura mais comum é queda de altura com braço estendido ou queda com trauma direto no ombro.
A facilidade de ocorrer essa fratura é devido a pouca cobertura muscular que há sobre a clavícula e o pouco diâmetro da diáfise da clavícula.

Como é realizado o diagnóstico?

A clavícula é um osso superficial, de fácil palpação, muitas vezes o próprio paciente já chega no pronto-socorro apontando para uma deformidade consequente a fratura. Após o atendimento inicial o ortopedista  irá procurar outras fraturas ou queixas associadas a fratura da clavícula, realizando finalmente as radiografias com incidências específicas.
Quando persiste dúvida sobre o traço da fratura pode-se utilizar da tomografia computadorizada para melhor entendimento da fratura e planejamento cirúrgico.

Quais as opções de tratamento?

Para cada tipo de fratura da clavícula há uma forma de tratamento diferente (dependendo da região da clavícula fraturada e da gravidade).
O tratamento, se cirúrgico ou não cirúrgico, deve ser decidido na primeira semana, uma vez que a cirurgia deve ser realizada no prazo ideal de até duas semanas.
O tratamento conservador é realizado com tipoia, repouso e medicações analgésicas.
No caso mais grave fica indicado o tratamento cirúrgico que pode ser realizado com placa e parafusos, fios intra-medulares ou cerclagem.