O que é Lesão de SLAP?
A articulação do ombro possue uma grande desproporção entre o tamanho do osso da cabeça do úmero e a glenóide, em relação a estabilização. Para amenizar essa diferença e dar estabilidade ao ombro há o labrum que forma uma borda de fibrocartilagem que percorre toda periferia da glenóide. Na parte superior além do labrum existe a origem do tendão da cabeça longa do bíceps, e esse conjunto superior quando sofre alguma tração, ou esforço repetitivo de arremesso tente a se destacar/rasgar no sentido de antero-posterior, provocando assim a lesão de SLAP (Superior Labrum Anterior Posterior).
Quais os sintomas do paciente? E qual melhor tratamento?
Os sintomas mais frequente são dores na região superior do ombro, com piora ao exercer atividade física com o membro superior elevado. Como esses sintomas são poucos específicos cabe ao ortopedista especialista em cirurgia do ombro diferencia-lo de outras causas de dor semelhante no ombro.
Com o uso frequente da RM do ombro pode-se observar um número alto de paciente com lesão de SLAP, cabendo ao ortopedista especialista diferencia-lo, pois apenas as imagens com lesão de SLAP e história clínica positivia merecem tratamento cirúrgico, caso contrário o paciente corre o risco de ser submetido a uma cirurgia sem necessidade.
Dentre os pacientes que realmente merecem tratamento deve-se tentar as medidas conservadoras como a modificação das atividades físicas, uso de analgesia, fisioterapia e infiltrações. Diante do paciente que não melhoram com essas medidas fica corretamente indicado o tratamento cirúrgico (artroscopia do ombro).