Lesões do Cabo Longo do Bíceps:

O tendão do cabo longo do bíceps (CLB) é uma fonte comum de desconforto no ombro. Com o aperfeiçoamento da utilização do artroscópico do ombro e das imagens da ressonância magnética (RM) pode-se entender e tratar melhor as patologias do CLB.

Quando o paciente apresenta uma tendinopatia do CLB ou lesões parcias/totais, os sintomas serão similares à de uma pessoa com lesão do manguito rotador.

Os sintomas do CLB podem ser agudo geralmente relacionada a uma atividade física forçada, como levantamento de peso, arremesso de objetos ou queda acidental. No momento da lesão o paciente ouve um estalido e uma forte dor na região anterior do ombro. Depois vai aparecer no braço edema, equimose e fraqueza, sendo a principal queixa do paciente uma deformidade no braço ( Sinal do ‘Popeye’).

Os sintomas subaguda ou crônica do paciente refere-se a uma dor que há dias esta lhe incomodando e que piora durante as atividades, como: na extensão do braço para pegar um objeto no banco de trás do carro, ao movimentar o braço no volante do carro ou ao arremessar uma bola.

Independente do caso ser agudo ou crônico é necessário fazer avaliação de cada paciente para identificar em qual está indicado tratamento conservador e qual será indicado tratamento cirúrgico.

O tratamento cirúrgico apresenta várias técnicas cirúrgicas diferentes, desde fixação do CLB no ossso ou em outro tecido por via artroscópica ou aberta. Essa decisão será tomada pelo ortopedista especialista em ombro junto com o paciente.