O que é Capsulite Adesiva? Quais as causas de Capsulite Adesiva?

A capsulite adesiva é uma síndrome clínica caracterizda por dor e importante restrições dos movimentos ativos e passivos do ombro. Acomete principalmente pacientes com idade superior a 40 anos, sexo feminino e geralmente de um lado apenas.

A causa da capsulite adesiva ainda é tema de bastante estudo. No entanto sabe-se que sua frequência é maior em pacientes com doenças de etilogia auto-imune, como no portador de hipotireoidismo e no portador de  diabetes melitos (prevalência de 10 a 20%), principalmente no tipo I.

Como é realizado o diagnóstico? Quais são as fases da doença?

O diagnóstico de capsulite adesiva é dado durante a consulta com base na história clínica e exame físico e pode ser complementada pela RM do ombro.

Para melhor entendimento e estudo podemos dividir a capsulite adesiva em quatro estágios:

  • I Estágio Inicial com presença de dor há pelo menos 3 meses, dor em repouso e aumento da dor ao movimento do ombro, e presença da perda dos movimentos do ombro de forma gradativa;

  • II Estágio ‘ Congelamento’ com sintomas presentes há pelo menos 3 a 9 meses, que já repercute e provoca distúrbio do sono, paciente já refere que está perdendo movimentos do ombro significativos;

  • III Estágio ‘Congelado’ com sintomas presentes de 9 a 15 meses, presença agora de dor mínima em repouso ou noturna, basicamente sem movimento do ombro;

  • IV Estágio ‘Descongelamento’ com sintomas presentes de 9 a 15 meses e presença de dor mínima e alívio de observar os movimentos do ombro retornando ao normal.

Qual o tratamento da Capsulite Adesiva?

Essencialmente o tratamento da capsulite adesiva é obtida através da explicação para o paciente que essa doença é autolimitada com resolução em torno de 1 a 2 anos e prescrição de analgésicos, fisioterapia e acupuntura dependendo do estagio da doença. Em poucos casos está indicado o tratamento cirúrgico.