Fraturas do Antebraço:

É comum ocorrer fratura do antebraço?

Há dois ossos no antebraço denominados rádio e ulna. Suas funções são relacionadas ao movimento de flexão e extensão do cotovelo, e pronação (palma da mão para baixo) e supinação (palma da mão para cima).

fraturas-do-antebraco_1

Quais os sintomas do paciente? Quais exames são necessários?

Nos adultos os dois ossos geralmente são fraturados durante um golpe direto (movimento de auto-defesa), queda de altura ou acidente automobilístico.
Durante o atendimento no pronto socorro o ortopedista deve examinar o paciente à procura de outras fraturas associadas, avaliar se há lesão na pele e alteração neuro-vascular.
O exame de imagem necessário é a radiografia do antebraço.

Qual o tratamento da fratura do antebraço?

O tratamento inicial, exceto nas fraturas expostas, é o alinhamento ósseo dentro do suportável pelo paciente, seguido da colocação da tala gessada e controle da dor com medicações.
Na maioria dos casos o melhor tratamento é o cirúrgico devido a necessidade do antebraço do perfeito alinhamento do rádio e da ulna para retornar ao movimentos supracitados.
As complicações possíveis: síndrome compartimental, lesão neurológica, lesão vascular, pseudoartrose, consolidação viciosa, sinostose e infecção.

fraturas-do-antebraco_2