O que é bursite olecraniana?

Bursa é um tecido (uma espécie de ‘película’) que facilita o deslizamento dos tendões, protegendo do atrito com as proeminências ósseas. Ou seja, todas as pessoas tem bursa para um melhor movimento das articulações. Eventualmente ela pode ficar inflamada e causar dor. Como no cotovelo ela fica sobre o olécrano, é chamada de bursite olecraniana.

O que causa a bursite olecraniana?

A bursa pode ficar inflamada devido a traumatismo único ou devido traumas de repetição (como ficar apoiado sobre a mesa com a ponta do cotovelo). Outras alterações, como reumatismo, gota e alterações ósseas podem facilitar o aparecimento desse problema.

Quais os sintomas?

Além da dor, o paciente vai referir presença de abaulamento no cotovelo (pequena bola móvel). Em alguns casos esse abaulamento pode permanecer no cotovelo ou regredir (sumir). Quando relacionado a gota essa bursite no cotovelo costuma ficar mais endurecido e permanente. Geralmente o movimento do cotovelo não fica prejudicado.

Qual o tratamento da bursite olecraniana?

Para amenizar as dores está indicado o uso de compressas frias e medicação analgésica via oral ou intramuscular, e mudanças de hábitos, como deixar o cotovelo fletido sobre superfície (mesa).
Normalmente a bursite regride sozinha. Caso isso não ocorra, e os sintomas incomodem o paciente, pode ser realizada uma punção para esvaziar a bursa.
Cirurgia é indicada na minoria dos casos, quando as outras medidas supracitadas não provocarem efeito positivo. Na cirurgia é feita a ressecção da bursa.
No caso de existir alguma doença associada (reumatismo ou gota) é importante o tratamento da mesma.

bursite_2